Historial

Situada na margem esquerda do rio Douro, Oliveira do Douro é uma povoação antiquíssima, que se estende desde o Cabrum até Porto Antigo e sobe as encostas até às confrontações de Ferreiros de Tendais e Ramires. Tem ligações com a pré-história o remotíssimo povoamento do seu território, onde a toponímia mostra a existência de fortificações castrejas, no monte eminente às povoações por tal motivo chamadas Paredes e Castelo.

Oliveira do Douro reúne os lugares de Adragoso de Baixo, Água d’ Alta, Barbeita, Boassas, Boavista, Bouça, Bouças, Calçada, Carregosa, Carvalhal, Casal dos Desamparados, Castanheira, Castelo, Cinco Rodas, Costa do Barro, Desamparados, Deserto, Ermida, Espadela, Facho, Feitoria, Finzes, Fundoais, Igreja, Lameira, Levandeira, Lodeiro, Montão, Oliveira do Douro, Paçô, Paredes, Picão, Porto Antigo, Quinta Nova, Quintela, Revogato, Renda, Ribas, Salgueiral, São Domingos, Seixedo, Seixo, Tojal, Valmelhorado e Vila Nova.

Aqui viveu o explorador Serpa Pinto, após regressar de África, e também aquele que foi o autor da estátua erigida em sua homenagem, o pintor e escultor António Joaquim Fernandes Lima (Lima Machado Pereira).

Freguesia predominantemente rural, a olivicultura tem aqui forte implantação.

Até à conclusão e entrada em funcionamento da barragem de Carrapatelo, no rio Douro, as gentes desta freguesia tinham uma ligação quase umbilical com o rio. Embora a sua subsistência proviesse, em grande parte, da agricultura, esta era complementada com as atividades ligadas ao Douro.

A pesca do sável, do muge, do barbo e da lampreia, também sendo atividade comercial, era, basicamente, a grande fonte de alimento fresco dos naturais desta freguesia.

Por outro lado o rio funcionava como via de transporte de pessoas e produtos agrícolas, como a azeitona, para o grande mercado da cidade do Porto..

Outras Informações:
Distância à sede do Concelho: 14 km
Área: 1240 ha
Lugares: Boassas, Desamparados, Fundoais, Oliveira, Porto Antigo e Vila Nova.
Nº de Habitantes: 1785 (Ano de 2001)
Nº de eleitores: 1600 (Ano de 2001)
Orago: S. Miguel